Na pandemia, todo mundo fala em variantes. Mas você sabe o que é isso? A gente te explica!

Todos os vírus evoluem com o tempo. Eles fazem cópias de si mesmos em um processo chamado replicação, onde podem ocorrer pequenas alterações na estrutura desse vírus. Essas mudanças são chamadas de “mutações”, e um vírus que sofreu uma ou mais mutações é considerado uma “variante”.

A maioria das mudanças tem pouco ou nenhum impacto nas propriedades do vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e muitas desaparecem com o tempo. De vez em quando, no entanto, um vírus dá sorte ao sofrer uma mutação que o ajuda a sobreviver e se reproduzir. Isso ocorre com várias doenças que nos infectam por vírus, como gripe, rubéola, HIV, sarampo, caxumba e sarampo.

É normal haver mutações. O importante é manter a carteirinha de vacinação em dia, respeitando os prazos para tomar as vacinas e seguir todas as recomendações dos profissionais dos postos de saúde.

Especialistas em todo o mundo têm monitorado a evolução do vírus Sars-CoV-2, nome científico da CONVID-19, para que os governos possam responder a mudanças significativas no vírus.

A VACINA ME PROTEGE DAS VARIANTES?

Embora as variantes possam ter resistência maior às vacinas, especialistas apontam que as informações disponíveis hoje indicam que as vacinas (inclusive aquelas em uso no Brasil) têm mostrado resultados mesmo diante de novas variantes.

A preocupação é exatamente que, com o frequente surgimento de novas variantes do coronavírus no Brasil e no mundo, possa surgir alguma mutação do vírus capaz de permitir que ele “escape” da proteção que as vacinas existentes hoje conferem ao corpo humano.

 O RESPEITO AOS PROTOCOLOS DE SAÚDE PRECISA CONTINUAR!

Enquanto esperamos por mais informações, precisamos continuar a fazer o nosso melhor para desacelerar a disseminação do vírus, a fim de evitar o aparecimento de mutações que poderiam reduzir a eficácia das vacinas disponíveis. Por isso, continua a ser essencial manter em prática as medidas que temos aplicado até agora para reduzir a transmissão do vírus – como lavar as mãos com frequência, usar uma máscara, manter distância física de outras pessoas e evitar locais lotados ou fechados.

 POR QUE É IMPORTANTE SER VACINADO MESMO SE HOUVER NOVAS VARIANTES DO VÍRUS?

As vacinas são uma ferramenta essencial para lidar com o COVID-19 e, usando as ferramentas que temos, foi demonstrado claramente que fornecem benefícios à saúde pública e salvam vidas. Não devemos atrasar a vacinação apenas porque estamos preocupados com novas variantes. Devemos continuar a vacinar, pois só estaremos seguros se estivermos todos vacinados e imunizados.


Fonte – OMS: https://www.who.int/es/news-room/feature-stories/detail/the-effects-of-virus-variants-on-covid-19-vaccines