Sergio Paranhos – Presidente do SETH

A força do interior! De associação municipal à representação em 30 municípios, Sérgio Paranhos transformou o SETH num sindicato forte e representativo.

Sérgio Paranhos tem uma vida dedicada ao sindicalismo, enfrentando resistência e superando obstáculos numa região conservadora. Mas a história das grandes lideranças sindicais é realmente forjada nos desafios, e com ele não foi diferente.

Casado, pai de dois filhos, Sérgio construiu sua vida em torno da defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Mas para entender sua história, precisamos voltar no tempo. Em 18 de dezembro de 1959, no pequeno distrito paulista de Miraluz, com apenas 500 habitantes, nascia Sérgio da Silva Paranhos. Pela proximidade com o município, aos seis anos ele foi morar com os pais em São José do Rio Preto, não escondendo o amor por sua atual morada, “vim morar em São José do Rio Preto e até hoje estou aqui, adotei esta cidade maravilhosa como meu domicílio”.

O jovem Sérgio começou cedo na labuta. Como a legislação da época permitia, aos 10 anos virou encadernador, como Jovem Aprendiz, e não parou mais de exercer uma profissão. “Durante minha trajetória entre estudo e trabalho, ainda na adolescência me formei também como encadernador gráfico”. Após conclusão do ensino médio, Sérgio se debruçou nos estudos e fez diversas faculdades. Prepara a lista: Contabilidade, Economia, Administração de Empresas e  Jornalismo (Radialista).

Fundação do SETH

E nessas andanças de experiências acadêmicas e profissionais Sérgio conheceu a FETHESP (Federação de Turismo e Hospitalidade), que em 1981 criou uma associação para representar os trabalhadores de Asseio e Conservação de São José do Rio Preto. “Ingressei no movimento sindical através de convite por parte de companheiros que já atuavam no meio. A federação tinha uma base territorial muito extensa e os trabalhadores da categoria clamavam por uma representatividade própria na época”.

A Associação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade foi fundada em 1981 e, posteriormente, submetida ao Ministério do Trabalho, até que em 1983 foi formalmente transformada em Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade (SETH). “A princípio, a representatividade era só em São José do Rio Preto, depois expandimos para 30 municípios, representando 12 categorias. Comecei como associado ao sindicato, posteriormente ingressando na diretoria como suplente do conselho fiscal, depois  como membro efetivo. Também fui Tesoureiro e, atualmente, Presidente”.

Além da representatividade sindical por entidades, Sérgio também atuou no meio jurídico, defendendo a classe trabalhadora como Juiz Classista por 12 anos – até que a função foi extinta em 1999.

Mudanças e evoluções sindicais

Hoje, Sérgio faz uma análise de todo esse tempo de sindicalismo e  avalia as mudanças do setor. “Houve uma evolução nos movimentos de lutas, com crescimento dos membros das categorias representadas e maior participação do sindicato com os problemas sociais em geral. Também percebemos uma evolução na comunicação com os trabalhadores, devido a era digital, que estamos conseguindo acompanhar, investindo em novas tecnologias”.

Sobre a atuação especificamente do SETH, o presidente do sindicato avalia que há um bom relacionamento com as categorias representadas, o que resultou em muitos avanços e conquistas para benefícios aos sindicalizados. “Além de todos os avanços, conquistamos cláusulas que vem beneficiar os trabalhadores representados, com normas coletivas que estipulam piso por função, acúmulo de função, PPR/PLR, Vale- alimentação, Tíquete-Refeição, Anuênio, Estabilidades, entre outros benefícios”.

Para Sérgio, o trabalho sindical na região só se fortalece com o passar dos anos, havendo um aumento significativo de associados. “Reflexo do bom trabalho. A conquista do próprio Clube de Campo para os associados do SETH, a união da diretoria e toda equipe do sindicato fez com que a entidade sindical se tornasse o que é hoje”.

Parceria com IAGF e FEMACO

“A parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes é extremamente positiva, veio preencher um espaço que faltava no atendimento aos trabalhadores representados. E a FEMACO é uma federação atuante, moderna e que agrega todos os sindicatos do grupo, atuando na linha de frente da sua representação de forma democrática”, avalia Sérgio. A liderança de São José do Rio Preto acredita que as duas instituições representam um apoio de extrema importância e servem de retaguarda na solução dos problemas encontrados pelos sindicatos do grupo do estado de São Paulo.

Sérgio ainda faz um panorama geral do movimento sindical, que vem passando por momentos difíceis pelas investidas contra as entidades. “Nossa unidade e força nos ajudam a resistir, principalmente com as ações do Governo Federal contra nosso trabalho, procurando o enfraquecimento dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais. A premissa é uma só, diminuir o poder de luta da classe trabalhadora. Mas, resistentes, procuramos estar unidos para continuar nessa luta em prol de todos os representados”.

“A parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes é extremamente positiva, veio preencher um espaço que faltava no atendimento aos trabalhadores representados.”

Sergio Paranhos

“A parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes é extremamente positiva, veio preencher um espaço que faltava no atendimento aos trabalhadores representados.”

Sergio Paranhos

Redação e edição pelo jornalista Fábio Busian – MTB 81800