Semana da Segurança no Trabalho:
10 dicas valiosas sobre prevenção de acidentes

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data teve origem em 1969, quando, nesse dia, a explosão em uma mina, nos Estados Unidos, matou 78 mineiros. Desde 2003 a data é marcada por ações e eventos voltados para a conscientização de empregadores e trabalhadores acerca dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo a OIT, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes ou doenças do trabalho, anualmente. De acordo com o relatório, a Brasil apresenta cerca de 1,3 milhão de casos, em sua maioria, motivados pelo descumprimento das normas básicas de proteção e condições inadequadas nos processos e no ambiente de trabalho.

O que é acidente de trabalho?

É aquele que acontece em decorrência do exercício da atividade, durante o expediente ou no percurso de ida ou volta do local de trabalho. O acidente de trabalho é aquele onde ocorre lesão corporal ou perturbação funcional (permanente ou temporária), que causa morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho.

Dicas de prevenção e segurança no trabalho

A segurança no trabalho não é apenas para o trabalhador que lida com máquinas pesadas na metalurgia, mas para todos os trabalhadores. Mesmo nos ambientes menos hostis, como escritórios, o trabalhador deve ter as condições ideais para realização da sua atividade. Confira as principais medidas de segurança e prevenção no trabalho que preparamos para você:

  1. Nunca deixe de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução das atividades
  2. Evite brincadeiras durante o trabalho. Volte sua atenção para a atividade que está executando
  3. Não improvise ferramentas ou procedimentos, solicite a compra de equipamentos e ferramentas adequadas
  4. Oriente os novos colegas sobre os riscos da atividade que vão executar
  5. Não deixe objetos caídos e espalhados pelo chão ou em áreas indevidas
  6. Não fume em locais proibidos, procure os locais destinados para tal, ou, faça ainda melhor e pare de fumar. Sua saúde agradecerá.
  7. Evite a pressa, além de se expor ao um nível de risco bem maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade
  8. Mantenha livres as áreas de circulação, as saídas de emergência e o acesso a equipamentos como extintores
  9. Preste atenção na sua postura, caso trabalhe sentado durante muito tempo
  10. Atente também para iluminação do seu ambiente de trabalho, a falta ou excesso podem prejudicar a sua visão ao longo do tempo

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença, além de evitar acidentes e doenças. A sua segurança e a dos seus colegas, também depende de você. Faça sua parte.