Câncer de próstata mata! Acabe com o preconceito e previna-se. É mais simples do que você imagina

Pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

Novembro é o mês oficial onde debatemos a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Mas, afinal, o que é a próstata e para que ela serve?

Do tamanho de uma noz, a próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e na frente do reto. Em idades avançadas, uma parte da próstata pode continuar a crescer, comprimindo o canal urinário, dificultando para urinar. Na maioria das vezes, a doença começa a se desenvolver após os 30 ou 40 anos de idade, quando começam a ocorrer modificações nas células, sem nenhum tipo de sintoma. No entanto, poucos são os casos de maior agressividade.

Quando devo me preocupar com o câncer de próstata?

A idade e o histórico familiar são fatores relevantes para a prevenção do câncer de próstata em jovens e idosos – mas recomenda-se que todo homem adulto, a partir dos 45 anos, já faça o exame do toque, que avalia as condições da próstata.

Quais os sintomas?

Segundo especialistas, o diagnóstico pelo paciente é muito difícil, já que o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas até estágios avançados. Por isso, é recomendada a visita anual ao urologista, a partir dos 45 anos, para que seja feita uma detecção precoce não só do câncer como de outras doenças da próstata.

Se apresentar sintomas, os mais comuns podem ser a dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. No entanto, nem sempre esses sintomas indicarão a presença de câncer, já que podem estar associados a um aumento benigno da próstata, conhecida como hiperplasia benigna.

Diagnóstico precoce: chances de cura passam dos 90%

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito pela combinação do exame de sangue com o toque retal. Apesar de o exame clínico medir os níveis de uma proteína produzida pela próstata (PSA), que podem indicar a presença do câncer, o exame de toque é necessário para que o médico possa sentir a próstata.

Muitos homens ainda são resistentes em procurar o urologista por uma questão cultural em torno do exame de toque. Acontece que o exame é indolor, não demora mais do que um minuto e auxilia na identificação de tumores em fases bem iniciais, possibilitando um tratamento mais eficaz e menos nocivo.

 

Assista ao vídeo do HCor e saiba mais sobre os mitos e verdades sobre o câncer de próstata