Sabia que lavar as mãos frequentemente pode salvar sua vida? Saiba mais!

Em tempos de coronavírus, uma das informações que mais temos observado é a correta lavagem das mãos para evitar essa contaminação. Mas essa prática deve ser constante, independentemente da pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos pode literalmente salvar sua vida, pois a maioria das infecções associadas a cuidados de saúde podem ser prevenidas apenas com esse simples procedimento, que engloba tanto o uso de água e sabonete quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).

Há várias situações em que a higienização de mãos é obrigatória: antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca do bebê; antes e depois de pegar numa pessoa doente; após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a ​se limpar; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo.

Em centro de saúde, cuidado redobrado!

Aos profissionais que trabalham em hospitais e centros de saúde, é preciso higienizar as mãos antes de entrar no quarto de pacientes, evitando a contaminação do local. Ao sair do quarto, também. Se for participar de algum cuidado ao paciente, lembre-se de que é necessário higienizar as mãos antes e depois do contato.

Além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) OBRIGATÓRIOS, que toda empresa deve fornecer aos seus funcionários, bem como sabonete e álcool para higienização.

ATENÇÃO! Caso sua empresa não entregue seus EPIs e ofereça produtos de higienização das mãos, bem como local com pia com água, procure seu sindicato e denuncie!

Ao utilizar preparações alcoólicas (gel ou solução) na higienização. Duração de todo o procedimento: 20-30 segundos

  1. A​plique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos.
  2. Friccione as mãos entre si.
  3. Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas.
  4. Espere suas mãos secarem.

Utilizando água e sabonete na higienização

Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos

  1. Molhe as mãos com água.
  2. Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de​ preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.
  3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si.
  4. Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas.
  5. Enxague bem as mãos com água.
  6. Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool-gel).

Muitas pessoas se esquecem de retirar joias, como anéis, antes d​e iniciar a limpeza das mãos. Sob esses objetos, frequentemente, acumulam-se microrganismos. Áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e polegar também precisam de atenção especial, pois, em geral, são as mais negligenciadas.


Referências
https://openwho.org/courses/IPC-HH-pt?locale=pt-BR
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/Paginas/prevencao-doencas-esta-suas-maos.aspx