Gordura trans levando a doenças cardíacas

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) Cinco bilhões de pessoas em todo o mundo permanecem desprotegidas da gordura trans prejudicial, aumentando o risco de doenças cardíacas e morte.

Desde que a OMS pediu pela primeira vez a eliminação global da gordura trans produzida industrialmente em 2018 – com uma meta de eliminação definida para 2023 – a cobertura populacional de políticas de melhores práticas aumentou quase seis vezes. Quarenta e três países já implementaram políticas de melhores práticas para combater a gordura trans nos alimentos, com 2,8 bilhões de pessoas protegidas globalmente.

Apesar do progresso substancial, no entanto, isso ainda deixa 5 bilhões em todo o mundo em risco de impactos devastadores na saúde da gordura trans, com a meta global de sua eliminação total em 2023 permanecendo inatingível neste momento.

A gordura trans produzida industrialmente (também chamada de ácidos graxos trans produzidos industrialmente) é comumente encontrada em alimentos embalados, assados, óleos de cozinha e pastas para barrar. A ingestão de gordura trans é responsável por até 500.000 mortes prematuras por doença cardíaca coronária a cada ano em todo o mundo.

Desde 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde também tenta acabar com a utilização dessa gordura, seguindo o exemplo de países como Suíça e a Dinamarca, onde ela é proibida. A perseguição tem um bom motivo. Estudos científicos comprovaram que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.

“A gordura trans não tem nenhum benefício conhecido e enormes riscos à saúde que acarretam enormes custos para os sistemas de saúde”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Por outro lado, eliminar a gordura trans é econômico e traz enormes benefícios para a saúde. Simplificando, a gordura trans é um produto químico tóxico que mata e não deve ter lugar nos alimentos. É hora de se livrar disso de uma vez por todas.”

O relatório, chamado Contagem regressiva para 2023, Relatório da OMS sobre a eliminação global de gordura trans em 2022 , é um relatório de status anual publicado pela OMS em colaboração com a Resolve to Save Lives, para acompanhar o progresso em direção à meta de eliminação da gordura trans em 2023.


 Referência:
https://www.who.int/news/item/23-01-2023-five-billion-people-unprotected-from-trans-fat-leading-to-heart-disease