Cuidado com as fake news! Seguir notícia falsa pode colocar até sua saúde em risco.

Em tempos de pandemia de Covid-19, as mais diversas plataformas de mídia têm compartilhado, de forma irresponsável, informações incorretas e/ou imprecisas em relação ao novo coronavírus – seja em correntes no WhatsApp, sites, blogues ou imagens nas redes sociais. São notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Elas são escritas e publicadas com a intenção de enganar, para obtenção de ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas para chamar a atenção. Nesse momento, a disseminação de informações falsas pode colocar em risco a saúde da população. Por isso, é fundamental saber identificar e reportar esse tipo de conteúdo.

Os conteúdos podem ser danosos à honra, imagem e história dos envolvidos; Proliferação desenfreada de conteúdos fraudulentos; Confusão entre a verdade e a mentira, além de deturpar a liberdade de expressão e direito à informação; em tempos de pandemia, uma orientação falsa coloca em risco a saúde da população.

As notícias de cunho falso ou incorreto reverberam, inicialmente, a partir de perfis falsos e bots (abreviatura de robô – é um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas). Essa divulgação em massa dificulta a identificação da verdade e dos responsáveis pela criação do conteúdo falso. O tráfego artificial sobre o conteúdo acaba dando relevância a ele. Com isso, o conteúdo das Fake News (Notícias Falsas) alcança relevância em meio a população.

Para evitar esse tipo de notícia estude a fonte, veja outras matérias do site ou blog; analise seu objetivo e seus contatos. Também é importante fazer uma breve pesquisa sobre o autor(a) e saber o contexto no qual está inserido, além de outras matérias escritas por ele(a). Leia mais, títulos chamam a atenção para obter cliques. Vá a fundo, leia a íntegra do texto e busque conhecer as fontes citadas. Clique nos links disponíveis e verifique se oferecem apoio à história. Verifique a data de publicação das notícias; repostar informações antigas não significa que elas sejam relevantes atualmente. Por mais que o conteúdo tenha sido publicado em um site de credibilidade, fique atento à data em que a notícia foi inicialmente divulgada.


Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/cartilha-evite-fake-news.pdf