
Escorpiões – Cuidado com eles!
Você que trabalha em jardinagem ou limpeza, já se deparou com escorpiões escondidos em arbustos ou entulhos? É um perigo que não pode passar despercebido. Escorpiões são pequenos e podem se esconder onde a gente menos espera.
Segundo a agência Brasil o número de acidentes com escorpiões na cidade de São Paulo, resultando em picada, aumentou 29,67% no primeiro semestre deste ano na comparação com o ano passado. De janeiro a junho desde ano, foram 118 acidentes. Em 2018, foram 91 acidentes no mesmo período.
Os dados foram fornecidos pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do governo federal.
A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos e pequenos animais ou filhotes (Aranhas, Grilos, Pássaros, Roedores), sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões.
Os principais animais que se alimentam de escorpiões são: Lacraias; Sapos; Gaviões; Corujas; Aranhas; Macacos; Lagartos; Galinhas; Camundongos, entre outros.
A Galinha d’angola também é um predador natural do escorpião, mas há de se considerar que a criação com a finalidade de controle deste animal precisa de muita cautela, já que os escorpiões têm hábitos noturnos e as galinhas diurnos.
Habitat dos Escorpiões
Ambiente Natural dos escorpiões são os desertos, savanas, floresta úmida, temperadas, sob pedras, troncos de árvores, cupinzeiros. Porém o escorpião está muito adaptado ao meio urbano e se aproximou dos domicílios e áreas externas do domicílio, elevando assim o risco do escorpionismo (envenenamento por picada de escorpião).
No ambiente urbano os escorpiões procuram se esconder em locais que imitam as condições da natureza como: vãos, frestas, buracos, entulhos entre outros.
Moradia de Escorpiões em meio urbano:
- Subsolo de edificações
- Imóveis inacabados
- Galerias de esgotos domiciliar
- Materiais de construção
- Vasos de plantas
Moradia de Escorpiões em meio urbano, em áreas vulneráveis:
- Cemitérios
- Terrenos Baldios
Moradia de Escorpiões em meio urbano, áreas vulneráveis:
- Praças
- Áreas externas do domicílio mal conservadas
- Galerias de esgoto
- Boca de lobo
Moradia de Escorpiões em meio urbano, área do domicílio:
- Próximos à Ralos, Vigas, Sótãos, Forros, Atrás de móveis e Telas.
Moradia de Escorpiões em meio urbano, área do domicílio:
- Caixas de energia e esgoto
- Toalhas Banho
- Roupas em varal
- Chinelos e Sapatos
- Roupas de cama
ATENÇÃO!
Em caso de acidente com picada de escorpião:
- Lave a região com água e sabão e procure a unidade de saúde mais próxima para ser feita uma avaliação médica do acidentado e para que seja oferecido um tratamento de acordo com o protocolo de atenção ao acidentado por escorpião.
- Nem todos os acidentados necessitarão de soro antiescorpiônico, isso vai depender dos sinais e sintomas do paciente.
Após a picada de um escorpião o veneno provoca uma estimulação de terminações nervosas sensitivas o que determina o aparecimento de:
- Dor Intensa
- Edema (retenção de líquidos)
- Eritema Discreto (vermelhidão)
- Sudorese (aumento de suor) localizada em torno do ponto de picada
- Piloereção (arrepio) na região da picada
Eventualmente podem ocorrer:
- Mioclonias e Fasciculações (contrações musculares incontroláveis)
- Produção excessiva de saliva (começa a babar)
- Respiração ofegante e aumentada
Para orientações do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, clique nesse link:
http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/homepage/noticias/o-centro-de-vigilancia-epidemiologica-cve-alerta-para-as-condutas-no-caso-de-acidente-por-escorpioes
Atendimento 24 horas:
São Paulo – Capital
Hospital Vital Brazil situado no Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – Endereço eletrônico do hospital Vital Brazil: http://www.butantan.gov.br/saude/hospital/Paginas/default.aspx
Orientações por telefone em caso de acidentes
- (11) 3723-6969
- (11) 2627-9529
- (11) 2627-9530
Principalmente para equipe médica com dúvidas no protocolo.