Prevenir é melhor que remediar! Entenda como você pode, com dicas simples, reduzir os riscos de desenvolver um câncer

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

O câncer deve se tornar a principal causa de morte no Brasil em menos de uma década. Este fato alarmante foi trazido pela doutora Katia Leite, única brasileira a integrar o comitê editorial da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Anualmente, cerca de 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer em todo mundo. Apesar das taxas de sobrevivência estarem aumentando de forma constante, ainda temos 8 milhões de mortes todos os anos pela doença.

Este número se torna ainda mais chocante se levarmos em conta que até 50% dos cânceres poderiam ser prevenidos através de cuidados simples e algumas mudanças de hábitos de vida. Pelo menos um terço das mortes por câncer são provocados por fatores que podem ser controlados, tais como:

  • Tabagismo
  • Exposição solar excessiva
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo
  • Sexo sem proteção
  • Poluição do ar urbano
  • Consumo excessivo de álcool
  • Consumo em excesso de carne vermelha e gordura

É importante reforçar que muitos casos de câncer têm origem genética ou são causados por infecções que não podemos controlar. Existem ainda vários tipos de cânceres cuja causa é desconhecida, mas já existe conhecimento científico suficiente para se evitar os milhões de cânceres que são provocados por fatores conhecidos e facilmente evitáveis.

Dicas de prevenção ao câncer

PARE DE FUMAR! O cigarro é a causa mais evitável de câncer, sendo responsável por 20 a 30% das mortes por câncer em todo o mundo. O fumo aumenta o risco de câncer de pulmão em até 30 vezes, além de estar associado a vários outros tumores malignos, como leucemia, cânceres da cavidade oral, cavidade nasal, seios paranasais, nasofaringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, estômago, colo do útero, rim, intestino grosso e bexiga.

USE PROTETOR SOLAR! O câncer de pele é o tumor maligno mais comum na espécie humana. Mais de 1 milhão de novos caso surgem anualmente em todo mundo. No Brasil, o câncer de pele representa cerca de 25% de todos os cânceres.

Devemos limitar o tempo exposto ao sol, especialmente entre os períodos das 10h às 16h. Sempre use filtro solar com fator de proteção maior que 30 (FPS 30) se tiver a pele morena ou acima de 50 (FPS 50) se tiver uma pele mais clara. Mesmo com protetor, não se exponha por muito tempo ao sol e use chapéus, óculos de sol e proteja-se com guarda-sol.

EXCESSO DE PESO É RUIM! O excesso de peso e a obesidade estão associados a um aumento do risco de vários tipos de cânceres, incluindo mama, cólon, útero, rins, esôfago, pâncreas, tireóide, linfoma, leucemia, mieloma e próstata. A obesidade tem sido estimada como a principal causa de 1 a cada 5 novos casos de câncer detectados.

Pacientes com obesidade mórbida que se submetem a cirurgia de redução do estômago, conseguem reduzir em até 60% o risco de câncer. A prática de atividade física é uma forma para o combate do sedentarismo, tendo efeito duplo na prevenção do câncer, pois além de combater o sedentarismo ajuda no controle do peso corporal.

SEXO SÓ COM CAMISINHA! Quase 20% de todos os cânceres estão relacionados a infecções, incluindo doenças causadas por bactérias e vírus. Nem todas as infecções que aumentam o risco de câncer são fáceis de se evitar. O exemplo mais comum é a infecção pela bactéria H.pylori, que aumenta o risco de câncer do estômago.

Entre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) que aumentam o risco de câncer estão:

  • HPV – associado ao câncer de colo do útero.
  • Hepatite B – associado ao câncer de fígado.
  • Hepatite C – associado ao câncer de fígado.
  • HIV – associado a vários tipos de câncer.

MANERE NO ÁLCOOL! O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de vários tipos de câncer. Estima-se que, em todo o mundo, 3,6% dos cânceres estejam associados ao consumo crônico de álcool. Um estudo com mais de um milhão de mulheres (idade média de 56 anos) constatou que, após 7 anos de seguimento, uma dose de álcool por dia aumentava o risco de câncer de orofaringe, esôfago, laringe, reto, fígado e mama.


Referências:
https://www.estadao.com.br/saude/cancer-deve-ser-causa-de-morte-n-1-no-brasil-em-menos-de-uma-decada-diz-brasileira-na-oms/
https://www.mdsaude.com/oncologia/prevencao-do-cancer/