Em período de chuva, todo cuidado é necessário.

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

Em tempos de fortes chuvas toda a atenção deve ser necessária no contato com áreas alagadas; quanto maior for o tempo da pele na água suja, maior é o risco de contrair doenças infectocontagiosas; saiba como se proteger.

O contato com a água de enchentes pode causar diversas doenças como micose, hepatite, leptospirose, entre outras. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta sobre a importância de evitar entrar em contato com a água suja das chuvas, especialmente durante períodos de alagamento.

A água e o lixo acumulados também propiciam a proliferação de animais transmissores de doenças. A leptospirose, por exemplo, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina do rato que pode entrar pela pele humana.

Se o contato com a água de enchente for inevitável, é possível reduzir o risco de contaminação permanecendo o menor tempo possível na água ou lama, pois quanto maior o tempo de contato, mais bactérias podem entrar no corpo, aumentando o risco de contrair doenças e desenvolver formas mais graves.

É indicado proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

Além disso, é importante tomar cuidado com as crianças para que elas não nadem ou brinquem na água e lama das enchentes, visto que além do perigo das enxurradas, há uma enorme chance de contraírem doenças.

Em caso de contato com água de enchente, procure um serviço de saúde, principalmente se apresentar um dos sintomas listados abaixo:

  • Febre, calafrios;
  • Vômitos;
  • Ferimentos;
  • Diarreia, náuseas;
  • Icterícia (olhos e pele amarelados), fezes claras, urina escura;
  • Cansaço, fraqueza, falta de apetite;
  • Dor nos músculos ou dor no corpo, dor de cabeça;
  • Sangramentos;
  • Qualquer mordedura ou arranhadura de animais.

Algumas medidas simples também podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro, se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

CUIDADOS GERAIS A SEREM TOMADOS EM PERIODOS DE CHUVA 

O Sistema Único de Saúde brasileiro oferece, gratuitamente, vacinas a diversos grupos populacionais. Cada grupo (crianças, adolescentes, adultos, idosos e indígenas) tem um calendário de vacinação bem definido. 

O Programa Nacional de Imunizações adota estratégias diferenciadas com o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças que podem ser evitadas e disponibiliza o Cartão de Vacina para todos os usuários. 

As principais doenças que podem ser adquiridas durante uma inundação e que podem ser prevenidas por vacina são as seguintes: 

  • Diarreia por rotavírus; 
  • Influenza;
  • Meningite;
  • Rubéola;
  • Tétano. 

Essas doenças são adquiridas pelo contato com água ou alimento contaminado ou pessoa a pessoa, principalmente nos ambientes com aglomeração populacional, como nos abrigos.

O tétano é adquirido nos acidentes com entulhos, principalmente durante a limpeza do ambiente e na reconstrução das moradias. 

Nas situações de risco à saúde decorrentes das chuvas e dos deslizamentos, é importante contar com a proteção oferecida pelas vacinas.

É importante guardar os comprovantes de vacinação. Se alguma vacina não estiver em dia, procure a Unidade Básica de Saúde de sua localidade para atualizar sua situação vacinal, pois algumas vacinas precisam de um determinado período para deixar as pessoas imunizadas e algumas necessitam de mais de uma dose para garantir total proteção. 

Confira sempre o Cartão de Vacina de toda a família. Se alguma vacina não estiver em dia, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para aplicar a vacina e atualizar o cartão.

Guarde os cartões de vacina em um lugar seguro e leve-os com você se tiver de ir para um abrigo.

MEDICAMENTOS 

Guarde todos os medicamentos (comprimidos, insulina…) e insumos (seringas, termômetros…) devem ser gradados em um lugar seguro. Se alguém da sua família fizer uso de algum medicamento de uso contínuo, mantenha-o em um lugar de fácil acesso, caso tenha que sair de casa às pressas. Lembre-se de levar também a receita médica. 

ALIMENTOS 

  • Guarde os alimentos em lugares elevados, mantendo-os longe do alcance dos roedores, dos insetos e de outros animais, e para que a água da enchente e a lama não os alcancem. 
  • Guarde os alimentos e a água engarrafada longe de produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, produtos para desinfestação do ambiente domiciliar, produtos de uso veterinário e produtos de uso em jardins (adubos, fertilizantes, inseticidas, fungicidas). 
  • Lave bem as folhas, as frutas e os legumes que sua família consome com água corrente e água sanitária, conforme orientação da etiqueta da embalagem. Use somente água potável para cozinhar. 

CUIDADOS COM A ÁGUA PARA CONSUMO 

A água consumida ser segura, considerando o atendimento ao padrão de potabilidade vigente no País, de forma a garantir a saúde de todos. Se a sua casa recebe água de sistema de abastecimento, use somente essa água. 

Se observar alguma alteração na água, tais como odor, cor e/ou gosto, entre em contato com a companhia responsável pela sua distribuição e/ou com a Secretaria de Saúde do seu município. 

Evite beber água de outras fontes que não sejam da rede de abastecimento local. Limpe e desinfete a caixa-d’água a cada seis meses e mantenha-a sempre protegida e tampada. Caso a família use água de poço ou cisterna, estes devem ficar protegidos, longe do esgoto e do lixo e também longe de animais.  Se possível, mantenha engarrafada a água para beber e em quantidade suficiente para alguns dias.

PRINCIPAIS DOENÇAS E AGRAVOS ASSOCIADOS ÀS INUNDAÇÕES

Tétano Acidental 

A melhor forma de prevenção e proteção é por meio da vacinação; a melhor forma de prevenção e proteção é por meio da vacinação. A vacina é aplicada em três doses, com reforço a cada cinco ou dez anos. O soro antitetânico, em algumas situações, é indicado para prevenção e tratamento. Proteja mãos, braços, pés e pernas com luvas e botas ao manusear entulhos. Evite acidentes que facilitem a contaminação. 

Leptospirose 

A leptospirose é transmitida pela urina do rato; a transmissão ocorre pelo contato com água ou lama contaminada com a urina de animais infectados (principalmente ratos). No período chuvoso, os rios, os córregos e a rede de esgoto podem transbordar. Essa água invade tocas de ratos (que se encontram em galerias, lixões, terrenos baldios e esgotos) e chega contaminada às residências, podendo contaminar as pessoas com a Leptospira.

A pessoa, ao entrar em contato com a água ou lama contaminada pela urina de rato, pode infectar-se por Leptospira. O contato com a pele, as mucosas ou a ingestão de alimentos, líquidos e medicamentos contaminados transmitem a leptospirose para o ser humano. 

Para evitar a presença de ratos, mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e em locais altos, fora do alcance dos roedores. Mantenha a cozinha limpa e sem restos de alimentos. Retire as sobras de alimento ou da ração dos animais domésticos antes de anoitecer. Evite o acúmulo de entulhos e objetos sem uso no quintal. Mantenha o seu terreno limpo e capinado.

Guarde o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até a coleta ocorrer. Impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.

Lave muito bem as roupas que entraram em contato com água contaminada e, se possível, ferva-as.

Principais Doenças Transmitidas pela Água Contaminada 

A água contaminada pode conter grande quantidade de microrganismos causadores de doenças como cólera, febre tifoide, hepatite tipo A, leptospirose, giardíase, amebíase, gastroenterites diarreicas e esquistossomose.

As principais medidas para evitar essas doenças são as seguintes:

  • Tomar somente água tratada, proveniente da rede de abastecimento local. 
  • Limpar adequadamente a caixa-d’água a cada seis meses.
  • Preparar alimentos com água própria para consumo que esteja dentro do padrão de consumo.
  • Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, após cada evacuação, após limpar uma criança que acabou de evacuar e antes de alimentar a criança.

PARA SABER MAIS ACESSE 
Cartilha de Orientação à População no Período de Alerta de Chuvas Intensas
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_orientacao_populacao_chuvas_intensas.pdf

Referencias:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=323471
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_orientacao_populacao_chuvas_intensas.pdf

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ALAGAMENTOS 
Consulte o site do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) 
Prefeitura de São Paulo