Dor no pescoço: saiba como melhorar esse problema e evitar danos maiores

Muitas vezes, ao final de um dia de trabalho ou estudos, sente-se os ombros e pescoço rígidos e doloridos. Isso pode estar ligado a postura, alguma alteração estrutural, estresse ou apenas um cansaço por excesso de esforço. Caso esse incômodo persista, ou esteja muito mais forte que o de costume, recomenda-se não se automedicar. Um relaxante muscular por exemplo pode aliviar, mas com a região cervical devemos ter maiores cuidados para o problema não se acentuar ou tornar-se crônico.

As dores e o desconforto causados pela inflamação dessa parte atrás no pescoço comprometem grande parte das atividades rotineiras que realizamos, muitas vezes impedindo a pessoa de trabalhar, praticar esportes e até mesmo no lazer. O torcicolo (dor que se limita aos músculos ao redor do pescoço), é um dos  exemplos de afecções que causam dor na coluna cervical.

A cervicalgia (dor ou rigidez no pescoço) tem afastado muitas pessoas de suas atividades, como trabalho, esporte e lazer. Tarefas simples, como digitar, dirigir e assistir à TV, tornam-se os momentos sobre os quais os pacientes relatam maiores desconfortos. 

A pessoa com esse tipo de problema costuma ter uma rigidez dos movimentos, ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior. Em relação à dor, a pessoa pode sentir desde uma dor leve local e uma sensação de cansaço, até uma dor mais forte e limitante. O braço, além de doer, pode apresentar alterações de sensibilidade e força muscular, são as chamadas “alterações neurológicas”. 

Para você ter mais qualidade de vida e reduzir as dores na região, separamos algumas dicas de prevenção da dor no pescoço. Confira:

  • Prefira dormir de barriga para cima a dormir de bruços, usando um travesseiro com altura suficiente para apoiar a curvatura natural da cervical, ou de lado colocando outro travesseiro entre as pernas para não forçar a coluna.
  • Não leia na cama apoiado por travesseiros, procure sentar-se com as costas apoiadas e o livro no colo sobre uma almofada.
  • No computador sente-se sem curvar o pescoço, mantendo o topo da tela rente à altura dos olhos. Faça movimentos de rotação com a cabeça para aliviar a tensão.
  • Procure não prender o telefone entre a cabeça e o ombro, opte por um headset ou viva voz.
  • Regule o encosto do banco do carro de maneira que a curvatura acolchoada se encaixe na curvatura de sua cervical. Isso evita o efeito “chicote” nos acidentes de trânsito.
  • Evite o excesso de peso na mochila, isso tenciona a musculatura do pescoço. Ao andar deixe a musculatura ereta e não deixe a mochila causar desequilíbrio. 
  • Evite bolsas muito pesadas mesmo em um lado só do corpo.