DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

A nova campanha abordará as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer e terá como tema a equidade no controle do câncer. O objetivo da campanha é mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos.

O primeiro ano da campanha apresentará e explicará como as inequidades durante toda a linha do cuidado oncológico afetam o controle do câncer em todo o mundo:

  • A falta de equidade no controle do câncer afeta a todos;
  • Pessoas que buscam atendimento oncológico encontram barreiras a cada passo;
  • Renda, educação, local de moradia e discriminação (por etnia, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida) são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente o atendimento a pacientes do câncer.

Contudo, tais barreiras não são definitivas e podem ser alteradas. Por isso, 2022 será o ano em que a campanha questionará o status quo para ajudar a reduzir o estigma. Assim, podemos construir uma visão mais justa do futuro – um futuro no qual as pessoas sejam mais saudáveis e tenham melhor acesso a serviços de saúde e de controle do câncer, não importando onde nasçam, cresçam, envelheçam, trabalhem ou vivam.  

A prevenção do câncer consiste em grande parte na mudança de diversos hábitos que contribuem para o seu surgimento, incluindo evitar a exposição aos fatores de risco da doença e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Além disso, é indicado ter o costume de realizar exames de rotina, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e sobrevida, e sempre que possível conversar com o médico para investigar possíveis causas do câncer e sanar dúvidas sobre a doença.

Segundo Secretaria Especial de Comunicação da cidade de São Paulo no município, o diagnóstico de câncer pode ser feito em todos os equipamentos assistenciais próprios ou contratados. Os pacientes com câncer têm vários direitos assegurados por leis específicas, tais como: saque do FGTS, saque do PIS/Pasep, Auxílio-Doença, Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente (Loas), entre outros. 

Veja a lista completa acessando a página de perguntas frequentes sobre direitos sociais da pessoa com câncer, no site do Inca.

https://www.gov.br/inca/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/direitos-sociais-da-pessoa-com-cancer

Centro Oncológico Bruno Covas

Em maio de 2022 foi entregue o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina, na região sudeste.

A unidade é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que já é responsável pela gestão do hospital. A estrutura física do centro oncológico é composta por 115 leitos de internação clínica e cirurgia oncológica, 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 23 consultórios.

Para oferecer o melhor serviço de medicina diagnóstica, o centro dispõe de dois equipamentos de tomografia, um de ressonância magnética, sete salas de intervenção por ultrassom, uma sala de histeroscopia, uma de cistoscopia, duas salas para endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, entre outros espaços e equipamentos para exames.


Referencias:
https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-cancer/2022/somos-iguais-e-diferentes
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/dia-mundial-do-cancer-alerta-para-a-conscientizacao-sobre-a-doenca#:~:text=O%20Dia%20Mundial%20do%20C%C3%A2ncer,Mundial%20da%20Sa%C3%BAde%20(OMS).