Saiba quais são os cuidados essenciais para quem trabalha muito tempo sentado

Quem trabalha sentado por muito tempo sabe que uma hora o corpo começa a reclamar. É dormência nos pés, dor no pescoço, nas costas. Uma série de sinais que podem significar que é preciso ter mais atenção à rotina e, consequentemente, a postura. Mas ter dores ou não é uma questão de cuidado com o corpo, de prevenção e cuidados até mesmo com a alimentação.

Segundo o ortopedista e especialista em Saúde do Trabalhador, Gabriel Pimenta, diretor do Hospital Federal do Andaraí (RJ), dores musculares e na região da coluna, formigamento dos pés, além do aparecimento de varizes, são alguns dos sintomas de que há algo errado. Segundo o especialista, o corpo humano foi feito para se movimentar então é impossível ficar sentado numa mesma posição por muitas horas sem que haja consequências.

ENGORDA E FAZ MAL AO CORAÇÃO!

Outras pesquisas sugerem que o açúcar e a gordura são absorvidos pelo corpo de forma diferente quando estamos sentados. E é exatamente isso que faz aumentar os riscos de desenvolver diabetes, obesidade ou problemas do coração.

Permanecer sentado por períodos prolongados induz alterações em substâncias químicas presentes no corpo com a função de ajudar os músculos a eliminar gorduras da corrente sanguínea.

Mas quando ficamos muito tempo sentados, estas substâncias simplesmente “desligam”. O que faz com que a gordura no sangue se acumule toda em certas partes do corpo que tendem a formar depósitos. Ou seja: mais gordura e menos músculos.

FICAR EM PÉ EMAGRECE

Além disso, você queima 30% mais calorias quando está em pé do que quando está sentado. Se somarmos os dias, meses e anos em que a pessoa permaneceu sentada, é possível imaginar a quantidade de quilos adicionais que ela acumulou devido a isso. O que leva, invariavelmente, a um risco maior de desenvolver doenças crônicas.

TRABALHAR SENTADO PREJUDICA A COLUNA

Além das alterações químicas, ficar sentado provoca uma pressão desigual em algumas partes do corpo, forçando a coluna, os músculos e as articulações. Além disso, pelo fato da pessoa estar encurvada, os pulmões têm menos espaço para se expandir. Isso torna a respiração limitada, reduzindo o volume de oxigênio na corrente sanguínea.

Isso inclui uma redução nos níveis de irrigação do cérebro, condição essencial para manter a concentração e a produtividade no trabalho. Isso explica por que o indivíduo vai se tornando cada vez menos produtivo ao trabalhar sentado por um longo período.Outro problema ocorre porque, ao sentarmos, acabamos comprimindo alguns tecidos na região dos glúteos e das coxas. Permanecer muito tempo sentado corta a circulação nessas áreas, causando inchaço nas extremidades inferiores do corpo.

O QUE FAZER?

As mesas de trabalho, no geral, têm uma medida padrão que é para atender pessoas com 1,70 de altura, em média, segundo o ortopedista Gabriel Pimenta. No entanto, a altura da população é muito variada, sendo difícil encaixar todo mundo em um mesmo padrão.

Se o trabalhador é mais baixo do este padrão e os pés, quando ele está sentado à mesa de trabalho, ficam balançando, é interessante colocar um apoio no chão para que os joelhos fiquem um pouco flexionados. Assim, ficará mais fácil mexer os pés para cima e para baixo, ou as pernas, evitando que eles fiquem muito tempo parados, impedindo a circulação.

Quem é muito alto e trabalha sentado na frente do computador também terá que se ajustar.O ideal é que os olhos fiquem no meio da tela. Se ficar baixo ou alto demais, apareceram dores no pescoço ou nos ombros.

ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL

A atividade física é fundamental para prevenir as dores provocadas pela má postura, alongando e fortalecendo a musculatura e isso, para qualquer atividade, pode ajudar no cuidado do corpo e na diminuição do estresse emocional – outro fator que potencializa uma postura inadequada.

FAÇA INTERVALOS

Por último, fazer pequenos intervalos é fundamental. Sempre que puder, faça uma pausa. Seja para tomar um café, ir ao banheiro ou fazer a ginástica laboral, vai evitar que você fique parado por muito tempo.

Seguindo essas dicas, é certeza de mais qualidade de vida e menos dores. Sua saúde agradece!