Cuidados do trabalhador na exposição ao sol

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Pessoas que trabalham expostas ao sol (pescadores, ambulantes, carteiros, catadores, garis, entre outros) acabam ficando mais desprotegidas contra os raios ultravioleta e precisam ter preocupação maior com as doenças de pele; a curto prazo estes trabalhadores correm o risco de terem queimaduras e fotos sensibilização, ou seja, desencadearem algumas doenças como os lúpus. E a longo prazo o maior risco é o câncer de pele.

De acordo com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), cerca de 60% da população ainda não tem o hábito de se proteger diariamente e adequadamente.

Deste modo, o Cerest orienta que, se possível, evitar os horários de temperaturas mais altas, beber muita água, se proteger do sol com filtro solar e com chapéus, óculos escuros e roupas leves que cubram a maior parte do corpo.

Além de doenças como lúpus e câncer de pele, a incidência de algumas doenças como as infecções fúngicas (micoses) e bacterianas da pele é mais frequente nessa época, devido ao aumento da temperatura e da transpiração.

A pele sofre danos diários e ao longo do tempo pode resultar em câncer. Muitos trabalhadores percebem o surgimento de manchas escuras, melasma, rugas, além do envelhecimento precoce.

Essa exposição pode causar ainda queimaduras solares, insolação e herpes labial (2).

PARTES DO CORPO MAIS EXPOSTAS

  • Rosto;
  • Couro cabeludo;
  • Orelhas;
  • Nuca;
  • Lábios;
  • Dorso das mãos.

CUIDADOS IMPORTANTES

Protetor Solar

Ele é indicado para todos os tipos de pele. No entanto, é preciso cuidado na escolha do fator de proteção. Quanto mais sensível a pele maior o fator de proteção.

Hidratação

Altas temperaturas fazem o corpo inchar ainda mais os pés de quem caminha pela construção, pelo asfalto etc. Tomar água ao longo do dia mantém a temperatura do corpo estável e evita desgaste físico.

Alimentação

Durante longas jornadas de trabalho no sol é importante estar bem alimentado para evitar pressão baixa, tonturas, dores de cabeça e outros sintomas de fraqueza.

A exposição prolongada aos raios solares pode trazer complicações severas em longo prazo para a saúde dos seus colaboradores. Isso porque, com o passar do tempo, é possível desenvolver o câncer de pele — o que pode passar despercebido pelos funcionários, já que a condição se apresenta como pequenas pintas ou manchas na pele; aqueles que estão expostos ao sol constantemente precisam ser conscientizados sobre a necessidade de acompanhamento de novas manchas, recebendo o incentivo de analisar se há algum tipo de problema que mereça uma avaliação médica (3).

Outras condições de saúde que podem surgir durante as atividades realizadas em exposição aos raios solares, tais como (3):

  • Desidratação;
  • Insolação;
  • Queimaduras na pele;
  • Ressecamento da pele;
  • Tonturas;

EPIs INDISPENSÁVEIS PARA O TRABALHO NO SOL

É importante estar atento aos principais EPIs que devem ser utilizados durante a execução de atividades expostas à radiação solar. Confira os principais a seguir:

  • Óculos de proteção;
  • Capacetes;
  • Roupas adequadas para a proteção contra a radiação solar (blusas de manga longa, calças compridas, chapéus com aba larga em casos em que o capacete é dispensável, entre outros).

O uso de EPIs para trabalho no sol é um dos pontos que auxiliam na proteção dos trabalhadores, evitando que eles adoeçam, tanto em curto prazo quanto em longo prazo.


Referencias:
  1. Pessoas que trabalham expostas ao sol devem redobrar cuidados no verão (conass.org.br)
  2. Cuidados importantes para quem trabalha sob o sol | ISC Treinamentos (institutosc.com.br)
  3. EPI para trabalho no sol: veja quais são neste post! (soc.com.br)
  4. https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/