Controladores de acesso e recepcionistas:
a linha de frente nas empresas precisa de cuidado redobrado na pandemia!

O trabalho de recepcionista e de controlador de acesso são duas das frentes mais importantes dentro das empresas, seja qual for o segmento. Em tempos de pandemia, esses trabalhos merecem uma atenção redobrada, afinal, possuem como principal função fazer o primeiro contato com visitantes — fazendo muitas vezes a triagem de quem pode ou não entrar no recinto, seguindo as orientações dos órgãos de saúde (aferir temperatura, orientar quanto a higienização das mãos, cobrar o uso obrigatório de máscara e se certificar de que o distanciamento social está sendo respeitado).

Esses profissionais, principalmente recepcionistas, muitas vezes ainda ficam responsáveis pela compra dos materiais de higiene e escritório, assumindo ainda algumas tarefas relacionadas a desinfecção desses materiais e de quaisquer itens que sejam recebidos de ambientes externos ao local de trabalho.

Contudo, diante do cenário atual, é de extrema importância que as pessoas que trabalham diretamente com o público adotem medidas preventivas no ambiente de trabalho. Todo cuidado com a higiene é pouco, tanto para empresas quanto para os trabalhadores.

Desta forma a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), administrada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sugere algumas recomendações para empresas e trabalhadores que prestam atendimento ao público, sobre como prevenir a covid-19.

Desta forma, recomenda-se a empresa:

  • Na impossibilidade de serviços online, providenciar uma barreira física entre os colaboradores e clientes (vidro ou acrílico);
  • Na impossibilidade de instalar barreira física, proporcionar o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mantendo distância maior do que um metro entre as pessoas;
  • Ampliar a frequência de limpeza do piso, bancadas, superfícies, corrimão, maçaneta, e banheiros com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%;
  • Disponibilizar e garantir, para uso dos trabalhadores e dos usuários, local para lavagem frequente das mãos, provido de sabonete líquido e toalhas de papel descartável;
  • Garantir o distanciamento social dos usuários durante a espera do atendimento, diminuindo o número máximo de pessoas no ambiente e realizar demarcação no chão do distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas;
  • Proporcionar boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas. Em caso de ambiente climatizado, realizar a manutenção de aparelhos de ar condicionado, observada as orientações das autoridades de saúde e sanitária disponíveis no site da COVISA;
  • Nos procedimentos de limpeza do ambiente, recomenda-se não utilizar ar comprimido ou água sob pressão, ou qualquer outro método que possa gerar respingos ou aerossóis;

Aos trabalhadores:

  • Manter todos os cuidados gerais em relação à higienização dos ambientes, assim como os cuidados de higiene pessoal e distanciamento social;
  • Cumprir todas as rotinas já determinadas pela empresa que visam a proteção dos trabalhadores aos riscos ocupacionais, principalmente biológico;
  • Lavar as mãos sempre que possível entre atendimentos e utilizar álcool gel, usando a atividade não permitir a frequência da lavagem das mãos;
  • Utilizar luvas de procedimentos descartáveis, as quais devem ser trocadas sempre que necessário, em atividades que envolvam o manuseio de documentos, produtos, dinheiro ou cartão de pagamento e lavar as mãos entre as trocas das luvas, com descarte em local adequado;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, inclusive canetas e ferramentas. Caso necessário, higienizar antes e depois dos procedimentos com solução de água e sabão ou álcool 70%;
  • Não comparecer ao trabalho se manifestar sintomas respiratórios e avisar a chefia. Pessoas com sintomas respiratórios, bem como os contatos intradomiciliares precisam permanecer em isolamento por 14 dias, contados da data de início dos sintomas. Nessa situação, caso seja extremamente necessário sair de casa, usar máscara.