Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

No dia 10 de março foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo; a data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de uma vida sedentária e incentivar a prática regular de exercícios, seja qual for a modalidade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes são inativos fisicamente. Isso significa que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividades físicas regulares; no Brasil segundo um levantamento feito pelo mesmo órgão, com dados coletados nos últimos 15 anos, indicam que praticamente um em cada dois adultos não faz atividades físicas suficientemente.

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

A organização internacional considera como parâmetro a prática de, pelo menos, 150 min de esforço moderado por semana ou 75 minutos de esforço intenso.

O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física, sendo planejada, estruturada, repetitiva e tendo como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Níveis regulares e adequados de atividade física resultam na:

  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Aumento da saúde óssea e funcional;
  • Redução do risco Hipertensão, Doença Cardíaca Coronária, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Diabetes, Câncer de Cólon e de Mama e Depressão;
  • Redução do risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais;
  • São fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

Referencias
https://bvsms.saude.gov.br/06-4-dia-mundial-da-atividade-fisica/
https://socesp.org.br/noticias/area-medica/10-de-marco-dia-nacional-de-combate-ao-sedentarismo/
https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804027
PARA SABER MAIS ACESSE
DIRETRIZES DA OMS PARA ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf