Clique na imagem para ampliar – clique fora da imagem para fechar

Ciclo de palestras fortalece aproximação entre sindicatos e trabalhadores

Durante todo o mês de setembro e outubro, vários sindicatos parceiros do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (AGF) em todo o estado de São Paulo realizaram um ciclo de palestras sobre “Desenvolvimento de Liderança e Supervisão”, com a especialista Regina Moreira, diretora da RePensar Cursos, reforçando o diálogo com os administrativos das empresas e os aproximando do sindicalismo.

Um dos lugares que recebeu a palestra foi o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Bauru e Região (Sethbr Bauru), que teve que fazer cadastro de reserva para novas edições do evento, com a alta procura pela capacitação. “O instituto nos fortaleceu. O atendimento médico e odontológico gratuito que inserimos para toda a categoria mudou completamente nosso trabalho de filiação e deu mais qualidade de vida para os trabalhadores. As palestras abriram o diálogo com lideranças do administrativo das empresas, que historicamente sempre tivemos dificuldade de aproximação. Todos saíram de lá com outra visão sindical”, frisou Maria Emiliana, presidente do Sethbr Bauru.

Para Paulo Pirassol, diretor do Instituto AGF, a ideia é fortalecer os laços e ter diálogo constante com os sindicatos sócios, mostrando que o instituto está sempre ao dispor para apoiar a luta sindical, trabalho essencial para fortalecer o vínculo entre as entidades. “Para que o Instituto seja cada vez mais atuante, melhorando o nosso trabalho e transformando o atendimento das clínicas que administramos, é preciso ter os sindicatos sócios sempre perto, ouvindo e entendendo as necessidades dos nossos parceiros. Assim cresceremos de forma sustentável e com solidez”, colocou.

Segundo Geraldo Magela, presidente do SIEMACO Campinas, entidade que também recebeu as palestras, a criação do Instituto foi uma grande iniciativa e com grande sucesso, por todo o estado de São Paulo. “Tudo o que fazemos em conjunto com o Instituto AGF tem um resultado muito positivo. Tanto na possibilidade de oferecer serviços de saúde de qualidade ao trabalhador,  bem como para as empresas, que desejam oferecer uma assistência para seus funcionários dando uma melhor qualidade de vida para eles. As palestras e cursos, projeto que se iniciou recentemente, também tem excelentes resultados. Isso propicia que esse trabalhadores possam ter uma aproximação ainda maior com o sindicato”, enalteceu Geraldo. 

O SIEMACO Piracicaba também teve a visita da palestrante Regina. De acordo com a presidente da entidade, Renata Souza, o sindicato preza por bons resultados entre líder e trabalhador, e uma equipe bem preparada motiva e torna o ambiente de trabalho mais saudável. “O treinamento foi transformador, toda empresa deveria investir na capacitação e desenvolvimento dos seus funcionários, pois é de extrema importância para qualquer organização”, avaliou.