Beber água te ajuda a manter a saúde em dia e auxilia até no emagrecimento.
Confira dicas de como se hidratar corretamente.

Por Rafael Bombein – editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

Manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O líquido é responsável por hidratar e fortalecer músculos, órgãos, melhorar a digestão e a circulação sanguínea.

No entanto, muitos brasileiros ainda não tomam a quantidade necessária por dia. Dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) mostram que apenas 58% dos adultos cumprem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumir diariamente 2 litros para os homens e 1,6 litro para as mulheres.

Mas por que preciso tanto de água?

Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água.Isso significa que a sua falta acarreta diversos problemas à saúde. Por isso, é muito importante se manter bem hidratado, de modo a evitar complicações desnecessárias.

A falta de água causa uma série de problemas, como falha na memória e produtividade. Outros problemas de saúde derivados são: mau hálito, urina escura, suor com odor forte, envelhecimento da pele, dores de cabeça intensas, constipação; além disso, a desidratação causa convulsões, falhas no desempenho cognitivo, insuficiência renal, dor nas articulações e até mesmo a morte. Conforme a idade avança, menos o corpo consegue reter água. Logo, é fundamental criar o hábito de tomar água desde jovem.

Dicas que vão lhe ajudar a ficar com a hidratação em dia

Não espere sentir sede para beber água. A sede é um sinal de que o corpo já está começando a desidratar. 

Consuma alimentos ricos em água. Algumas opções são melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. 

Reduza o sal. Quando o corpo está ingerindo muito sal, eles começam a reter mais água para equilibrar essa proporção. Essa retenção de líquido causa inchaço e desconforto.

Consuma bebidas alcoólicas moderadamente. Embora algumas bebidas com álcool pareçam refrescantes, quando ingeridas em excesso, podem elevar a possibilidade de desidratação do corpo.

No inverno, consuma muita água também. Se manter hidratado no inverno é essencial para o bom funcionamento do corpo e para evitar doenças, assim como nos dias mais quentes.

Estabeleça metas! Com isso, você terá maior auxílio e um certo “desafio”, ajudando a se hidratar nos períodos de frio e de tempo seco. Por exemplo:

  • 500 ml de água ao acordar;
  • 500 ml de água antes do almoço;
  • 500 ml de água a tarde;
  • 500 ml de água antes de dormir.

Referencias
  1. https://centtralmed.com.br/blog/beneficios-beber-agua/
  2. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=322034
  3. https://www.canovas.com.br/blog/2021/08/05/dicas-para-se-hidratar-no-inverno/