Assil Kraide – Presidente do SIEMACO Osasco

Cumprindo o papel do Estado e buscando mais qualidade de vida para o trabalhador.
Assil Kraide enaltece a nova fase do sindicalismo.

Presidindo o SIEMACO Osasco, Assil Aparecido Kraide tem a importante responsabilidade de defender os direitos de cerca de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras das categorias da Limpeza Urbana, Limpeza Ambiental e Áreas Verdes que trabalham em empresas terceirizadas em Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba – Região Metropolitana de São Paulo.

Em seus 15 anos à frente do sindicato, Assil diz que a representatividade evoluiu muito, buscando melhorar a qualidade de vida do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho, enaltecendo o trabalho da FEMACO nessa mudança. “A questão da assistência médica e odontológica, a criação do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), abriram o leque de possibilidades para o trabalhador.

Novas perspectivas

Mas não só de saúde vive a categoria. Para o líder do SIEMACO Osasco, quanto mais informada for repassada, quanto mais os trabalhadores e trabalhadoras souberem sobre seus direitos, mais força o sindicato terá. “Os trabalhadores que não eram tão próximos ao sindicato começaram a nos procurar para conhecer os cursos e palestras, além da assistência de saúde. Cumprimos o dever do Estado, dados apoio ao nosso representado. Os cursos também preparam melhor nossos dirigentes, fortalecendo o trabalho de base”, avalia.

Com a grande capilaridade do sindicato e as diversas cidades do entorno de Osasco para atuar, atingir seu público se tornou mais fácil para o SIEMACO, com as ferramentas oferecidas pela FEMACO, através do IAGF. “Todos os benefícios que oferecemos fizeram com que o trabalhador nos buscasse mais. Temos hoje cerca de quatro mil e quinhentos filiados, mas vemos esse número subir gradativamente. Hoje a gente atende o sócio e o não sócio, o trazendo mais próximo à entidade sindical. Ele acaba se filiando, ao conhecer nosso trabalho”, explica Assil Kraide.

Portas abertas nos locais de trabalho

Assil avalia que todas essas mudanças fortalecem as bases, divulgando o nome da entidade sindical e dando uma imagem mais atuante ao SIEMACO Osasco. “Tudo o que oferecemos, além do trabalho sindical, facilita a entrada do sindicato no ambiente de trabalho. A partir do momento que o pessoal é atendido, ele entende a importância da união sindical e passa a ser associado via aplicativo. E a nossa maior divulgação é feita boca a boca, entre os próprios trabalhadores. A partir do momento que ele passa a ser beneficiado e pode usufruir desses serviços, ele vê a entidade com outros olhos”, completa.

“Importante a união dos trabalhadores e dos dirigentes sindicais. Precisamos sempre nos colocar no lugar do trabalhador, das pressões que ele sofre perante a sociedade. É essa troca de empatia que valorizamos”,

Assil Aparecido Kraide.